Representantes da Secretaria da Administração do Governo de Pernambuco concluíram nesta semana a visita de dois dias à Bahia, com o objetivo de conhecer o modelo baiano para controle de licitações e gestão de contratos na administração pública. Entre as novidades apresentadas pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) está aumento na oferta de itens em Registro de Preços, a política de incentivo aos micro e pequenos empresários e as formas de gestão e controle dos gastos públicos, além do ampliação em 95% no uso do pregão eletrônico nas licitações estaduais.
Os visitantes pernambucanos conheceram a Coordenação Central de Licitações (CCL) que rege todas as compras feitas pelo Estado, além de trocar experiências acerca da atualização de contratos de mão de obra. Wagner Lyra, gerente de contratos da secretaria pernambucana, explicou que a visita faz parte de um estudo encomendado para ampliar e reformular a central de licitações daquele governo. “Estou impressionado principalmente com a descentralização na análise das revisões de reajuste realizadas anualmente”, pontuou. Desde 2012 a Saeb vem capacitando servidores de cada órgão contratante dos serviços, a fim de dar mais agilidade a esse processo.
Sandro Lira, gerente de licitações do governo pernambucano, destacou a flexibilidade das comissões em analisar cada certame. Segundo ele, em Pernambuco, cada comissão é especializada em determinada área de contratos, enquanto na Bahia, todas as comissões estão aptas a avaliar qualquer licitação. “Isso confere maior agilidade e eficiência”, avaliou.
Para Raul Celuque, diretor de Serviços da Saeb e um dos responsáveis pelas apresentações feitas aos visitantes pernambucanos, o encontro é positivo. “Nos permitiu conhecer o modelo de outro governo que, assim como na Bahia, vem reunindo esforços no sentido de modernizar e tornar a máquina pública cada vez mais eficiente”.
(FOnte: Comunicação BA)