Nossa empresa é prestadora de serviços de instalações elétricas e lógicas, com o fornecimento de materiais. Ultimamente estamos verificando que em algumas licitações que participamos, os órgãos têm exigido certas comprovações que, a nosso ver, não somos obrigados a atender, por não sermos fabricantes dos produtos que instalamos. Nossa interpretação está correta? Neste caso, o correto seria impugnarmos tal exigência? Teor das Exigências Questionadas: – Comprovação do licenciamento ambiental de estabelecimento para o exercício da atividade (fornecimento) pertinente a esta licitação, por meio de licença ambiental emitida pelo órgão ou entidade pública competente. – Comprovação de Registro no Cadastro Técnico federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, mediante a apresentação do respectivo Certificado de Regularidade válido, emitido pelo IBAMA.
Apoio jurídico
Penalidades para Fornecedor
Segundo a lei de licitação, o que é necessário fazer para que uma prefeitura penalize um fornecedor (aplicação de multa e impedimento de licitar)? Esta publicação é obrigatória?Em qual órgão este procedimento deve ser publicado?
Impugnação de Edital: Comissão de Licitação
Gostaria de informações a respeito de impugnação de um Edital, pois, o mesmo exige um documento que nem a própria comissão de licitações soube informar onde consegui-lo.
Pedidos para Publicação
Segundo a lei de licitação, o que é necessário fazer para que uma prefeitura penalize um fornecedor (aplicação de multa e impedimento de licitar)?Esta publicação é obrigatória?Em qual órgão este procedimento deve ser publicado?
ME e Simples Nacional: Pregão
Por nos enquadrarmos como ME optante do SIMPLES, gostaria de saber a obrigatoriedade, seja para o Pregão e/ou para assinatura do Contrato, de apresentar os documentos de qualificação econômica em atendimento ao item 8.2.3 do Edital.
Tomada de Preços – Edital
Em um edital de Tomada Preços, a Prefeitura mudou o texto do e incluiu estes parágrafos(…)
Pregão: Interpretação do Edital
Vencemos um pregão, entregamos o equipamento e fomos surpreendidos com a solicitação de que deveríamos desinstalar um equipamento e instalar o nosso, questionei o órgão alegando que no Edital não constava instalação e sim fornecimento e que por se tratar de equipamentos de grande porte e pesados, se eles quisessem instalação deveriam fazer constar do Edital inclusive solicitando vistoria , porem por um erro meu, em minha proposta consta o seguinte: Declaramos que o preço proposto estão inclusos todas e quaisquer despesas para o objeto desta licitação, tais como: entrega, instalação, materiais, mão-de-obra, garantia integral mínima e contribuições sociais, fiscais, e demais despesas inerentes.Minha pergunta é: Eles podem me obrigar a desinstalar e instalar os transformadores? Ou sou obrigado a instalar somente?
Nota de Empenho e Ata
Preciso de uma orientação, recebi a nota de empenho dia 10/12/15 e o preço esta muito defasado, e não tenho condições de fornecer o material. A ATA foi assinada em 25/11/2014, e já venceu. Sou obrigada a fornecer os materiais?
Tomada de Preços em um Municipio
Estou tentando participar da licitação na modalidade Tomada de Preço em um Município, mas o edital não está disponível, sempre inventam alguma desculpa e assim o prazo vai se encerrando. Isso é legal?
Valor estimado no Pregão Eletrônico
Participei de um Pregão Eletrônico, onde o valor do produto especificado no edital não cobria os custos e as todas as empresas que estavam participando desistiram no dia da licitação. O meu preço estava acima do valor do edital. Nesse caso, sendo que minha proposta estava correta mediante o material solicitado, mas acima do Edital, tenho amparo legal judicialmente para questionar, sendo que não o fiz no momento de impugnação?